• Eletrotrafo

6 DICAS PARA INICIAR SUA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO

No atual cenário Brasileiro, onde há crise no fornecimento de energia e racionamento de água, a energia solar fotovoltaica veio fortemente como a melhor alternativa para “correr” das altas tarifas energéticas.

A busca por esse tipo de sistemas vem crescendo de forma exponencial, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. Considerando este como o momento ideal para se inserir neste mercado altamente rentável, reunimos aqui, algumas informações que irão lhe ajudar na abertura do seu próprio negócio no ramo de instalação solar.


Primeira Dica:

É preciso entender “o que é uma empresa instaladora de sistemas fotovoltaicos”. Trata-se de uma prestadora de serviços, especializada na instalação de projetos fotovoltaicos residenciais, comerciais, ou industriais. Dentre suas atividades estão a vistoria do local de instalação, dimensionamento do sistema, escolha do tipo de sistema que mais se adequará ao perfil de consumo do cliente, além da homologação junto à concessionária local. Em resumo, as instaladoras são a solução completa para quem quer investir em um sistema gerador fotovoltaico.


Segunda Dica:

Antes de se aventurar em qualquer negócio, é imprescindível que se tenha conhecimento aprofundado sobre o assunto. Sendo assim, é indispensável sua qualificação, “faça um curso de energia solar”. Recomendamos que sejam feitos ao menos três cursos teóricos e práticos, começando por um curso introdutório, para que conheça a fundo o nicho de negócio, depois um curso de instalação e, por fim, um curso de projetista. Desta forma você se torna um especialista na área.


Terceira dica:

“Conheça todos os regulamentos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)”. Mesmo com os conhecimentos adquiridos através de cursos, é importante entender com maior profundidade as regras para aplicação e utilização da energia solar, impostas pela ANEEL. Atualmente as principais normas são a RN482/2012 e a RN687/2015.


Quarta dica:

“Tenha um Engenheiro Eletricista em seu quadro de Funcionários”. Caso você não seja um engenheiro eletricista formado, é necessário ter um em seu quadro de funcionários, isso porque somente um engenheiro eletricista pode assinar um projeto de sistema fotovoltaico para que ele seja executado.

Quinta dica:

Tenha uma “equipe e estrutura adequada”. Como em qualquer outro empreendimento, não existe a fórmula mágica para ter sucesso, mas existem fatores que podem auxiliá-lo em seu objetivo. Primeiro é preciso garantir que sua empresa vai conseguir atender o cliente, e para isso será necessário:

  • Escritório físico e vendedores: é necessário ter ao menos uma pessoa responsável pelo contato com cliente, que explique de forma simples e eficiente o sistema e como ele funciona; e uma pessoa responsável por captar novos clientes e vender o sistema. Uma boa dica é contratar um profissional de marketing ou agência, para promover o seu negócio.

  • Equipe de Instalação: para que o trabalho seja executado de forma adequada e segura, é necessário ter ao menos 1 engenheiro eletricista , 1 eletricista e um auxiliar. Lembrando que todos os integrantes da equipe devem ser qualificados para trabalhos em altura e executar instalações de sistema de fotovoltaicos.

Sexta e última dica:

Não menos importante, “tenha fornecedores de qualidade” e que lhe ofereçam segurança quanto à qualidade e entrega dos produtos. No início de seu empreendimento, aconselhamos que opte por empresas que forneçam todo o equipamento necessário para a instalação, desde os painéis até a estrutura de fixação, incluindo materiais elétricos. Com isso, a Eletrotrafo Solar pode te ajudar.


A ELETROTRAFO SOLAR conta com linha completa de equipamento, das melhores marcas para o seu projeto de sistema de geração fotovoltaico, além de EPI’s e ferramentas para sua equipe. Siga nossas dicas e seja um parceiro da ELETROTRAFO SOLAR, ficaremos felizes em ajudá-lo com o sucesso do seu negócio.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.