• Eletrotrafo

Iluminação Corporativa


Em um ambiente corporativo, a iluminação por muitas vezes pode passar desapercebida, contudo, além de ser um atrativo, a iluminação correta pode auxiliar na produtividade da sua equipe, já que está diretamente ligada ao bem-estar, podendo beneficiar ou prejudicar o ambiente e sua funcionalidade.

Por exemplo: se a iluminação não é suficiente ou inadequada para determinado espaço, ela acaba cansando muito mais o usuário, podendo gerar até um mal-estar (dores de cabeça, vista cansada entre outros) e diminuir a produtividade da equipe. Mas, a iluminação correta torna o ambiente mais confortável, melhora a produtividade e facilita a execução de trabalhos que requerem mais atenção.

Para planejar o projeto adequado de seu escritório, antes de tudo, é preciso entender quais são as necessidades de sua equipe e qual tarefa será desenvolvida naquele ambiente, isso ajudará a definir quais os recursos de iluminação deverão ser usados naquele local. Lembrando que todo o projeto e produtos devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em conta no momento da elaboração do projeto de iluminação, como a incidência de luz natural, o pé-direito (se é alto ou baixo), cor das paredes, dos móveis, etc.

O custo médio de um projeto luminotécnico representa cerca de 5% do valor total da obra e gera grande economia a longo prazo.

Veja agora algumas dicas de como executar um projeto de iluminação de forma eficiente.


Fique alerta as normas técnicas

Esse é um dos pontos mais importantes, tanto que a ABNT normatizou o assunto com a BRISO/CIEE8995-1/2013, que se trata de uma norma específica para iluminação em ambientes de trabalho e define, entre outras coisas, os critérios que contribuem para a luminosidade, como:


  • Distribuição da luminância;

  • Iluminância;

  • Ofuscamento;

  • Direcionalidade da luz;

  • Aspectos da cor da luz e superfícies;

  • Cintilação;

  • Luz natural;

  • Manutenção;


Esses critérios objetivam a garantir o conforto visual, a sensação de bem-estar e a segurança visual para detectar perigos.


Examine as necessidades do ambiente

Além das normas técnicas é preciso examinar a necessidade de cada ambiente. Por exemplo, a luz natural é muito importante, uma pessoa que não toma sol fica com deficiência de vitamina D, podendo sofrer complicações, como o cansaço e a falta de disposição, que são fatores que prejudicam a produtividade de sua equipe. Por isso é fundamental ter alguma entrada de luz natural, como janelas, tetos de vidro, claraboias, jardim de inverno ou área externa onde os funcionários possam ter contato com o sol. Contudo, a luz solar não pode ser a única fonte de luminosidade, pois em dias nublados e chuvosos, por exemplo, seria praticamente impossível trabalhar. Sendo assim, é essencial que seja contratado um profissional qualificado, para realizar um estudo de caso e criar um projeto eficiente para a sua empresa.


Escolha as lâmpadas certas

Na maioria dos casos as lâmpadas brancas e frias são as mais indicadas, o índice de luminância (quantidade de luz presente no ambiente) não pode ser alto, caso o contrário o lugar se torna pesado e cansativo. Para escritórios, por exemplo, o indicado é até 500lux.

As lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois proporcionam maior luminosidade, consumindo menos energia e com maior durabilidade, reduzindo consideravelmente os gastos com energia e manutenção, além de cooperarem com a manutenção do meio ambiente, pois não emitem gases causadores de efeito estufa.


Cuidado com o excesso!

Como já dito acima, o excesso de iluminação no local de trabalho causa incomodo, a iluminação para ambientes corporativos precisa ser uniforme e distribuída.

Em estações de trabalho onde há utilização regular do computador, evite colocar luminárias na altura dos olhos ou que causem reflexo na tela. Em salas de reunião, o ideal é uma iluminação geral e difusa, que não cause sombras. Leve em conta que esses ambientes frequentemente são utilizados para projeção em telas ou videoconferências, o ideal é ter vários pontos de luz com acionamento independente.

Como vimos, a iluminação é extremamente importante em um ambiente corporativo, ela pode proporcionar um ambiente aconchegante, tornando o trabalho mais prazeroso.


A ELETROTRAFO oferece uma variedade incrível de produtos de iluminação, visite uma de nossas lojas e conheça o nosso showroom, contamos com vendedores qualificados para melhor atendê-lo.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.