• Eletrotrafo

ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO


Mais do que uma questão estética, a iluminação adequada no ambiente de trabalho reflete diretamente no desempenho, atenção e qualidade de vida na realização das atividades, além de evitar acidentes de trabalho. Por isso, o Ministério do Trabalho, por meio da NR-17, estabelece alguns parâmetros referentes a este tema. Neste post iremos tratar os principais pontos fixados por esta norma e qual sua importância.

A NR-17 é uma Norma Regulamentadora que trata, de um modo geral, sobre ergonomia, referindo-se no item 17.5.3, especificamente sobre iluminação, como podem conferir a seguir:


  • 17.5.3 – Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

  • 17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

  • 17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

  • 17.5.3.3. Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro - Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos.


Qual a importância da iluminação adequada no ambiente laboral?

Ao aplicar a iluminação compatível com o ambiente, é reduzido, essencialmente, o risco de acidentes. Isso porque uma boa iluminação proporciona um melhor campo de visão e bem-estar, possibilitando uma melhor percepção de fatores e situações de perigo eminente. Além disso, um ambiente mal iluminado poderá afetar diretamente o colaborador, podendo causar estresse.

Como devemos medir o iluminamento e nos orientar sobre os níveis mínimos exigidos?

Conforme o item 17.5.3.3 da NR-17, para este fim, é orientado que se siga a Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11), que tratará sobre os índices adequados de acordo com cada ambiente de trabalho. A redação deste item foi alterada no ano de 2018, pela Portaria MTB 876/2018, antes disso, a norma responsável por tais instruções era a NBR 5413, registrada no INMETRO.

Para monitorar a luminosidade de um ambiente, utiliza-se de um aparelho denominado luxímetro, que realiza a medição através de um sensor capaz de analisar a intensidade da luz.

Confira a NHO 11 na íntegra no link: http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-ocupacional/download/Publicacao/272/NHO-11_f_4-pdf


Como podemos ver, mais que uma questão estética a iluminação no ambiente de trabalho é fiscalizada com base em regulamentação oficial, de forma que, se bem aplicada, pode evitar acidentes e afastamento de colaboradores por estresse.


Já deu uma analisada em sua empresa? Está precisando adequar a iluminação?


A ELETROTRAFO oferece linha completa de produtos em iluminação, da mais alta tecnologia e a qualidade que só nossa experiência e parcerias firmadas em 30 anos de mercado, podem proporcionar. Procure agora a loja mais perto de você e solicite um orçamento.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.