• Eletrotrafo

Posso instalar Energia Solar Fotovoltaica em meu Condomínio?


Desde 2015, a partir das mudanças atribuídas pela Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL, tornou-se possível a geração da própria energia a todos os empreendimentos com diversas unidades consumidoras, tais como condomínios. Desta forma, a resposta é SIM, seu condomínio já pode usufruir da energia solar, gerando economia aos condôminos de maneira sustentável.

Existem basicamente duas possibilidades de implantação do sistema fotovoltaico em condomínios, um dedicado às áreas comuns e outro para atendimento de múltiplas consumidoras. Neste artigo iremos explicar como deve ser instalado e o funcionamento das duas modalidades.

Sistema dedicado às áreas comuns do condomínio

Espaços comuns, como quadra, piscina, salão de festa, salão de jogos, academia, playground, portaria, sauna etc., compartilham as despesas entre os moradores mensalmente. A energia elétrica, geralmente, é a principal responsável pelo valor estipulado para a taxa de condomínio aplicada aos residentes optar pela instalação do sistema fotovoltaico poderá reduzir significativamente os valores gastos com a eletricidade.

A viabilidade técnica e financeira de implantação deverá ser analisada adotando o histórico de consumo como principal parâmetro, além da análise de disponibilidade de área para instalação e o percentual a ser abatido na conta de energia. Já no primeiro mês de funcionamento do sistema é possível observar a redução nos custos de energia.


Sistema para atendimento de múltiplas unidades

Esta modalidade permite a implantação do sistema de forma que a energia gerada atenda o condômino de maneira individualizada, possibilitando cada um abater um percentual em sua conta de luz de forma igualitária ou proporcional ao consumo, que poderá ser definido em assembleia entre os moradores.

A Resolução Normativa nº 687/2015 da ANEEL determina que, para que o sistema se enquadre nesta modalidade, as unidades consumidoras deverão estar localizadas todas em uma mesma propriedade ou em propriedades anexas, como por exemplo prédio com apartamentos, condomínio residencial ou edifício comercial.

Saiba mais fazendo o download do material da ANEEL em nosso site, que tira as principais dúvidas sobre a modalidade de múltiplas unidades consumidoras.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.